Divisão das greves no Brasil


Hoje em dia vejo, após participar de algumas greves e manifestações, que  tenho algumas coisas a dizer que de fato me incomodam....
As greves e manifestações, tem um que em comum, este que para mim representa a indignação com/para alguma coisa, e a vontade de ser escutado que tem mais sucesso quando não é uma voz uníssona mas um coletivo. O que as difere, na minha opinião, é que greve normalmente são de grupos de trabalham em um determinado setor e que tem reivindicações específicas como aumento de salário, cumprimento de contratos ou de tratos selados, diminuição de carga horária, aumento das férias, etc.... as manifestações já acarretam mais o lado em que a sociedade, de uma forma geral, esta insatisfeita com alguma coisa e vão para a rua a reclamar em coletivo contra os políticos, contra desvios de dinheiro publico, contra o mau trato ao meio ambiente, etc.

       Ao meu ver, as duas partes, estão completamente setorizadas, tanto as greves quanto as manifestações estão extremamente subdivididas em grupos e setores de determinada coisa, que faz com que ambas sejam facilmente boicotadas pela mídia, pelos governos, pelos sistemas de poder.

      Eu, assim como a charge la encima bem representa, acredito que isso seja ruim, muito ruim, pois a voz daquele que é oprimido pelas forças maiores ou dominantes, ou detentoras do poder; ficam imersas num vazio ideológico, onde parece que um bando de gente que não tem o que fazer, supostamente sempre a classe media esclarecida, vai para a rua protestar contra coisas que são de interesse de todos os que habitam o pais, o estado, a cidade, o município, ou ate mesmo o planeta.
Por isso, tem que rolar um questionamento, de ate onde as manifestações hoje são simplesmente um mecanismo de auto-compensação, funcionando como um Placebo social, onde quem saí da mesma saí com a “alma lavada” e “a consciência tranqüila” de que pelo menos, naquele dia falou e colocou o que pensava para que todos ouçam, mas de fato saindo de lá, não mudou nada, e continuamos na nossa vida, com os mesmos problemas estancados e sem solução..

      Viria através deste então, fazer um apelo a todos aqueles que assim como eu tem indignações varias, e questionamentos aos montões, e sugestões para fazer, que pensemos assim então numa forma ou numa manifestação coletiva, que valesse por todas!!??? Como isso seria possível, o que poderíamos fazer para ter realmente uma mudança na estrutura que nos domina e nos mantêm em cárcere, satisfeitos com salários irrisórios, hostilizados pela falta de educação e pelo aumento da violência, insatisfeitos pelo/a falta de condições, que mesmo pagando impostos e mais impostos, e tendo os tais recursos naturais, e tudo que falam e prometem a vida dos cidadãos como um todo é oprimida pelo cansaço e um que outro conforto, como a TV e um sofá na sala!? Como fazer com que aqueles que são já doutrinados, de alguma forma, se levantem do sofá e vão para a rua protestar, porque o salário que eles ganham, mal dá para ter um vida digna e sem privações!? O que falta para que a sociedade compreenda, de uma forma geral que, mesmo estando na época daindividualidade extrema, que todos precisamos estar unidos para mudar o que esta realmente errado, e não coisas pequenas ou medíocres como pequenos aumentos e pequenas diminuições???? 
      Pois isso esta bem claro para mim, enquanto existir a sectorização geral de todo o que pensamos, somos e fazemos, vamos continuar sem mudanças vitais e sem voz, e as manifestações sendo chamadas de badernas e as greves sendo agressivamente boicotadas pela mídia e estas por sua vez, sendo totalmente massacradas pela sociedade, que de forma geral prefere manter a calmaria, a ver uma mudança real dos padrões que nos conduzem a viver como rebanhos de vacas para um sistema que nos devora a vida sem sequer nos escutar ou nos dar um respiro....
  

Comentários