Por mudanças conto uma história

      Por mais humanidade escrevo novamente um post, é difícil imaginar uma situação de desumanidadae? lamentavelmente não! assim como imaginar o contrario, é para nós algo muito difícil, venho a dois dias pensando sobre isso, porque aconteceu mais uma vez um encontro desumano no meu caminho. 
     Quando falo de desumanidade, falo da desimportância que damos ao outro ser humano, no sentido geral da sua palavra, como for, que independente de quem ele seja, um doutor, politico, advogado, artesão, rico, pobre, play boy ou morador de rua, todos somos humanos na essência. Más é desta essência que nos estamos nos esquecendo, e que mais do que nunca hoje é o que temos de retomar nas nossas vidas, o nosso lado humano.

O que aconteceu:
 
      A dois dias atrás, tive uma experiência onde os dois lados conversaram comigo, o lado humano, quando avistei um homem deitado na rua, aparentemente bêbado, que parecia estar desacordado ou desmaiado desde a noite anterior, com a respiração ofegante, e o nariz contendo rastros de uma substancia que parecia pelo seu aspecto pó, isso foi por volta das 13hs da tarde em SP, na frente do fato acontecendo existe uma guarita da policia (que prefiro não identificar aonde ou qual para não sofrer represálias dos PMs) e do lado um estacionamento e uma loja e um hospital privado. Eu fiquei incomodada pela situação, mesmo sem conhecer o tal rapaz, que aparentava ter uns 30 ou 35 anos, desmaiado, tomei o telefone, e liguei para o SAMU 192, coisa tão simples, mas que aparentemente, ninguem tem coragem de fazer, nem mesmo os próprios policiais que já tinham conhecimento do fato a mais tempo do que eu!.
      Fiquei estremecida ao ver que, muitas pessoas passavam na rua, e por mais que todos ficavam incomodadas, ninguém ligou para o 192. A atendente no telefone foi me pedindo informações sobre o sujeito, e por isso tive de me aproximar, eu tenho pouquíssimo trato para mexer com pessoas nesse estado por isso passei as informações mais razas, sobre posição respiração e tal mas me recusei a mexer no rosto e cabeça por medo de que acontecesse coisa pior, mas foi nesse momento, em que 4 senhoras e 2 jovens, se aproximaram para falar comigo e ver o que estava acontecendo. Tomaram ciência de que eu não o conhecia, mas que estava fazendo o meu papel como cidadã e ser humano, ligando para a emergência pedindo socorro por ele. 
      Nesse momento fiz um comentário, em voz alta, porque sabia que a policia estava me escutando, já que se deram ao trabalho de atravessar a rua somente para ficar de olho em mim e nos meus comentários,  falei o seguinte: "incrível como que nem fazer um simples telefonema  eles conseguem, ninguém podia ter ligado antes para o SAMU? que coisa, acredito ser incrível que nem a policia tenha feito alguma coisa!!" sabia que estava me pondo em situação perigosa ao fazer o comentário, mas não falei o nome de ninguem, somente ressaltei a falta de humanidade!
      Mas foi o suficiente, quando desliguei o telefone e me preparava para retomar meu caminho, de volta ao trabalho, o policial sargento da PM, me chamou, para "aclarar" meu comentário, querendo saber a quem eu tinha me referido, obviamente, com tom grosseiro fui abordada, com ar de intimação, e com 3 oficiais olhando para mim, e com 3 oficiais pegando nos seus equipamentos revolveres 38 semiautomaticos, olhando para mim com desprezo por ter ajudado um cidadão, que segundo o oficial era simples mente um bebum, trasnoitado, de ressaca, que aparentava estar ai desde a madrugada passada, e por ser uma região cheia desses problemas a noite, ele não merecia ser socorrido, merecia ficar na sarjeta, para aprender a lição!
       O que falei para ele, foi o seguinte, eu não falei de "vocês" falei de qualquer pessoa, principalmente dos rapazes do estacionamento que viram o cidadão jogado na rua provavelmente desde a madrugada e não fizeram nada! ele é um ser humano como eu e vc, e um cidadão brasileiro qual lhe é devido os mesmos direitos à saúde que eu já que ele paga impostos igual eu e vc para ser atendido pelo SUS, independentemente da sua condição.
      O oficial me retruco dizendo que: "imagina se ligarmos para o samu para cada bêbado caído na rua! quem realmente importa ia ficar sem atendimento, enquanto este bêbado é atendido!" mas não resisti e disse de novo ele é um ser humano, e independentemente disso, vc não sabe da sua condição, nem o porque nem o que aconteceu, para ele ter ficado assim, somente tomei uma atitude humana, só isso, ai fui embora.
      30 minutos depois, o samu chegou e atenderam o rapaz na rua, levando ele acredito que para o pronto socorro do SUS.

Concluindo:
 
      Dai eu me pergunto, porque é tão difícil para nos, entendermos o outro ser humano, acolhermos o outro, sem julgamentos, e pensar no outro como se fossemos nos, é só ficar no lugar do outro e veremos que a atitude é essa, e é exatamente por causa das atitudes contrarias que o mundo esta toda esta loucura! devemos mudar e sermos mais gentis, mais humanos, mais amáveis, quem sabe um dia o PM mude de atitude e veja que ser gentil e humano não é uma coisa ruim, que é pelo bem estar de todos que temos que agir assim.
       Obrigada por terem lido este post até o final, espero que sirva como alento para o suqe lutam por um mundo melhor! não temos que ter medos de represalias! que por mais que a maldade continue tentando dominar o mundo, ainda há bondade, e temos que continuar tentando contagiar aos seres humanos perdidos, com o lado bom da humanidade. Só assim faremos a real diferença! que 2013 seja repleto dessas mudanças de atitudes, que vingue a real revolução humana!
 

Comentários